037 – Qualidade de Vida – 2

Dando continuidade ao assunto “Qualidade de Vida”, quero falar hoje sobre como estamos ou não conscientes de nós mesmos.

No ônibus, no metrô e no trânsito eu vejo a grande maioria das pessoas conectadas em seu celulares. O celular trouxe várias facilidades para nossa vida. No entanto, embora reconheça a importância do celular, vejo que muitos de nós estamos conectados no celular, na televisão ou no computador em demasia.  Percebe-se então o quão estamos conectados na tecnologia e desconectados de nós mesmos.

Como é a qualidade de nossa relação conosco mesmos e com as pessoas? Olhamos as pessoas nos olhos e mantemos um real contato? Ou estamos dispersos?

Vejo crianças no videogame ou no celular. E elas estão tão presas nessa conexão que perdem a possibilidade de conviver e se relacionar com os pais e amiguinhos de uma forma mais sadia.

Vejo pais que colocam um celular ou tablet próximo ao carrinho de seu bebê com um filme infantil, para que eles possam se ater ao seu celular, sem o incômodo do bebê.

O problema não está na tecnologia, na informática e sim no uso inadequado e exagerado que nós fazemos dela.

Se queremos ter uma boa qualidade de vida, então precisamos tomar consciência de nós mesmos, sentir o corpo, a respiração. A qualidade de vida não vem apenas por a querermos, mas sim pela atenção e cuidados que dispensamos a ela.

Esse assunto é longo. Então até nosso próximo encontro, onde irei apontar possíveis técnicas para elevar a nossa qualidade de vida.

 Obrigado

Roque

Anúncios