0036 – Qualidade de Vida

 20160907_113654Estamos todos, em nosso cotidiano, nos relacionando com o trabalho, estudos, pessoas, etc.

Sim, isso faz parte do nosso viver. Eu perguntei a algumas pessoas sobre como é a nossa qualidade de vida nesse dia-a-dia. Algumas disseram que não tem tempo para isso, que têm mais o que fazer, que têm que ganhar dinheiro para o seu sustento e de sua família. Outras relataram que gostariam de melhorar a sua qualidade de vida, mas que seria muito difícil.

Eu olho para isso e vejo sim que essa tem sido a nossa realidade diária, que não nos damos tempo para melhorar a nossa vida e, menos ainda, nos falta consciência para perceber que estamos, mais e mais, nos desconectando de nós mesmo e assim perdemos qualidade, saúde e prazer de viver.

Eu posso afirmar por experiência própria que, apesar das dificuldades, eu busquei inserir na minha vida mais atividades que trouxessem qualidade à minha vida. Por exemplo, ao ir para o meu trabalho, no caminho eu trazia uma atenção especial à natureza ao meu redor e esse pequeno gesto já nutria o meu ser. Ao atravessar uma grande avenida observei uma pequenina flor amarela que brotava do cimento da calçada. E então eu já chegava ao meu trabalho diferente. São pequenas coisas assim que fazem a diferença, que nutrem nosso ser.

No meu trabalho eu buscava então trazer a atenção para a minha respiração e isso me tornava mais presente, mais conectado comigo mesmo.  Acredito que a respiração é de fundamental importância para elevar a nossa qualidade de vida, pois nos torna mais presentes e mais conectados conosco mesmos.

Hoje eu falei de poucas coisas que podem melhorar a nossa vida. Mas há ainda muito do que se falar sobre a qualidade de vida.

Até o nosso próximo encontro.

Abraço

Roque

Anúncios